FESTIVAL FEIRA PRETA 2024

14 de março de 2024

Criada em 2002 com o objetivo inicial de promover a compra e venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta (FFP) evoluiu a cada edição e hoje se transformou no maior festival de cultura negra e economia criativa da América Latina. Nesta edição, que ocorre entre os dias 04 e 05 de Maio, no Parque Ibirapuera.

Durante os três dias, dividido entre atividades gratuitas e pagas, o Festival oferece uma enorme oferta de shows, experiências imersivas, produtos e serviços de categorias diversas, como moda, tecnologia, literatura, música, artes, gastronomia, decoração, além de painéis que promovem a convergência e compartilhamento de saberes sobre o futuro da economia preta, do afro-consumo, do empreendedorismo e da existência negra.

O evento conta com uma ampla variedade de conteúdos, produtos e serviços, abrangendo tecnologia, literatura, música, artes digitais e painéis de discussões sobre o futuro do empreendedorismo afro e da existência negra, além da presença de shows com diversos artistas nacionais.

Na 16ª edição, o Estéticas das Periferias conversou com Adriana Barbosa, a criadora e idealizadora da Feira Preta. Confira abaixo um pouquinho da entrevista!

A Feira Preta é maior evento do gênero da América Latina. Você esperava ter esse alcance?

Nunca imaginei que pudessemos chegar tão longe, o nosso desejo era apenas reunir o melhor da cultura negra em um só lugar. Mas com o passar do tempo conseguimos chegar a lugares nunca imaginados.

Como definir o empreendedorismo negro? O que é o “black money”?

Muitas coisas mudaram em nesses últimos 16 anos. Cada vez mais o mercado se apropria do tema de diversidade, o que não mudou é que essa diversidade ela precisa ser mais aprofundada e podemos sim falar de investimento social pricado focado em raça. Hoje poucas empresas focam as suas ações afirmativas em temas ligados a população negra.  Ainda temos um longo caminho para percorrer.

Quais os desafios e dificuldades de se realizar um evento desse porte?

A Feira Preta começou em uma praça em São Paulo, com cerca de 40 expositores e hoje esperamos um público de 20 mil pessoas somando todas as atividades que planejamos . Os desafios estão sempre relacionados a preparar um evento de qualidade, que atenda a expectativa e garanta o conforto dos visitantes, seja do público cativo, que acompanha a feira desde 2002, como das novas gerações.

 

Qual o papel da Feira Preta no combate ao racismo e a exclusão social do povo negro?

Empreendedorismo negro, pode ser encarado de duas formas, que fique claro, que é pelo meu entendimento. Uma pelo viés do empreendimento negro, ou seja produtos e serviços focados na negritude. E o outro perfil é o empreendedor que é negro que não necessariamente empreende nas questões étnicas, mas vive as dores e amores de ser negro empreendedor no Brasil, passando pelas questões de vulnerabilidade que o racismo estruturante e sistêmico que tem no Brasil
O papel da Feira Preta no combate ao racismo e a exclusão social do povo negro, é de propor um espaço em que a valorização da cultura e o estimulo da economia negra andam juntas. Nos propomos a falar de potencia e abundância do que representa a população negra no Brasil. E o empreendedorismo é o tema em que nos debruçamos a trabalhar.

O que é o “black money”?
Com relação ao Black Money continuidade da resposta anterior, no contexto da Feira Preta, é fazer circular dinheiro entre os negros. E acima de tudo incluir negros na cadeia de produção. Então está nas duas pontas na produção e no consumo.