Programação

Apresentações em inúmeros espaços culturais e cinco percursos artísticos agitarão as bordas da metrópole

Esquenta Estéticas

Realizado em inúmeros espaços culturais da cidade, o Encontro Estéticas das Periferias conta com uma programação para esquentar o debate sobre as produções artísticas das periferias paulistanas. Dá só uma olhada na prévia:

Letreiro Elípticaicon_esteticas2014Oficina de Introdução à Linguagem Audiovisual, com o CCCT - Coletivo de Cinema Caco de Tela


A oficina fará uma introdução ao audiovisual, com exercícios práticos de câmera, além de breve introdução teórica. Os participantes irão desenvolver um pequeno roteiro que será captado dentro da própria Favela da Fumaça, editado e exibido para os moradores ao final da atividade.
Dia 25 (segunda-feira) das 09h às 18h. Favela do Fumaça. Estrada do Alvarenga, 3970, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo/SP.

Abertura - 26/08

icon_esteticas2014Favelaabdiasecarolina


Duas das mais importantes referências da militância e do universo do negro, Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento, nasceram no mesmo dia: 14 de março de 1914. Aproveitando a data centenária, o Estéticas das Periferias apresenta, já na sua abertura, uma peça que une o universo e a história de ambos. Sob a direção artística de Lucelia Sergio, da Cia. Os Crespos, o espetáculo “Favela” reúne as quatro companhias de Teatro Negro da cidade de São Paulo: Os Crespos, Coletivo Negro, Capulanas Cia. de Arte Negra e Grupo Clariô de Teatro, com o acompanhamento musical da banda Aláfia. A partir do discurso de Carolina Maria de Jesus, o espetáculo cria uma ponte com a realidade da periferia hoje e coloca a Favela em cena, dando voz, grito e canto às várias Carolinas do nosso tempo.
Direção geral: Lucelia Sergio | Assistente de direção Sidney Santiago Kuanza | Atores: Darília lilbé, Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza (Os Crespos); Aysha Nascimento, Jé Oliveira, Jefferson Matias, Raphael Garcia, Thaís Dias (Coletivo Negro); (Capulanas Cia de Arte Negra); Naruna Costa, Naloana Lima, Martinha Soares (Grupo Clariô de Teatro). Banda Aláfia: Jairo Pereira – voz | Eduardo Brechó – voz e guitarra | Xênia França – voz | Lucas Cirillo – gaita | Filipe Gomes - bateria | Alysson Bruno - percussão | Gabriel Catanzaro - baixo | Pipo Pegoraro – guitarra | Gil Duarte – trombone | Fernando TRZ - teclados.
Dia 26 (terça-feira) às 20h. Auditório Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo/SP. Entrada franca: retirar ingressos a partir das 18h na bilheteria.

icon_esteticas2014Intervenção “Sertão Amado” (Cia de Teatro Conectados)


Retratando a realidade de famílias do sertão, a história é encenada de forma dramática e cômica pelos três irmãos: Zé, Dora e Rosa.
  Dia 26 (terça-feira) às 16h. Terminal Vila Nova Cachoeirinha, ao lado do CCJ. Centro Cultural da Juventude. Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP.

27/08

sambadavelaicon_esteticas2014Samba da Vela


“O show começa quando a vela é acesa, o show acaba quando a vela se apaga…” O Samba da Vela acontece todas as segundas-feiras em Santo Amaro, reunindo cantores, músicos, compositores e simpatizantes. Fundada em 2000, a mais importante roda de samba de São Paulo se apresenta na quarta edição do Estéticas das Periferias.
Dia 27 (quarta-feira) às 20h. Centro Cultural São Paulo (CCSP). Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Mostra de Teatro Negro: COLETIVO NEGRO


Abdias do Nascimento foi fundamental na criação do Teatro Negro Experimental - TEN, referência em teatro no século XX. Para homenageá-lo, a Mostra de Teatro Negro acontecerá de 27 a 30/08 com apresentações completas das companhias Os Crespos, Coletivo Negro, Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia de Arte Negra. Composto por artistas da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) e da Escola de Arte Dramática da USP, o Coletivo Negro é um grupo de afro-descendentes comprometidos com a recriação artística do imaginário construído em relação ao negro brasileiro. Nascido em 2008, estreia “Movimento Número 1: O Silêncio de Depois...” em 2011, que rendeu duas indicações ao prêmio Cooperativa Paulista de Teatro. Em 2014, estrearam a peça “{ENTRE}”. 
Dia 27 (quarta-feira) às 20h. CEU Jaçanã. Rua Mário Lago, 46, Jaçanã, São Paulo/SP  

icon_esteticas2014Debate: A cidade que queremos


O que está em jogo é uma cidade. Quais são os modelos possíveis de convivência, entre empreendimentos e o território cultural? Como a destruição inerente as edificações pode conviver com a memória do entorno? O que a cidade recebe em troca de tal iniciativa? De que forma podemos proteger a memória e as formas de criação estética materializadas no território cultural dos espaços–sedes dos coletivos artísticos da cidade de São Paulo? Como lidar com os impasses do processo? MESA: Mediador- Eugênio Lima (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos); Paulo Celestino (Cooperativa Paulista de Teatro, membro do grupo XIX de Teatro); Vicente Cândido (Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores); Silvia Carmesini (Arquiteta); Maurício Antônio Ribeiro Lopez (Promotor Chefe da 5º Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo); Orlando Silva (ex Ministro do esportes, candidato a Deputado Federal pelo PC do B)
Dia 27 (quarta-feira) às 20h. Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Dr Augusto de Miranda, 786, Vila Pompéia, São Paulo/SP  

icon_esteticas2014Tudobolô


Espetáculo infantil com Chico dos Bonecos. O ator conta histórias, brinca com as palavras e apresenta um abracadabrante Escada de Maracá e uma mirabolante coleção de Jabolôs.
Dia 27 (quarta-feira) às 10h. Espaço Cultural Periferia no Centro / Ação Educativa. Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Show Questões de Gênero na Brasilândia


A Fábrica de Cultura da Brasilândia abrigará três grupos e coletivos na noite da quarta-feira: Les Queens, Sarau do Ademar e Samba Delas.
Dia 27 (quarta-feira) às 18h. Fábrica de Cultura da Brasilândia. Av. Inajar de Souza, 7001, Brasilândia, São Paulo/SP.
 

28/08

icon_esteticas2014Mostra de Teatro Negro: OS CRESPOS


Abdias do Nascimento foi fundamental na criação do Teatro Negro Experimental - TEN, referência em teatro no século XX. Para homenageá-lo, a Mostra de Teatro Negro acontecerá de 27 a 30/08 com apresentações completas das companhias Os Crespos, Coletivo Negro, Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia de Arte Negra. Formado na Escola de Arte Dramática em 2005, Os Crespos é um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas que trabalha, há nove anos, na construção de um discurso poético que debata a sociabilidade do indivíduo negro na sociedade contemporânea. Estreou em 2006 com o espetáculo “Anjo Negro”, com direção do alemão Frank Castorf, e apresenta ao público em 2014, “Cartas à Madame Satã ou Me Desespero sem Notícias Suas”.
Dia 28 (quinta-feira) às 20h. Instituto Pombas Urbanas. Av. dos Metalúrgicos, 2100, Cidade Tiradentes, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Oficina de Máscaras


Participante do CAP (Coletivos Culturais de Cidade Ademar e Pedreira), a Cia Ateliê das Artes introduz na oficina a história das máscaras, a partir de seu processo de desenvolvimento e dos materiais que se utiliza para fazê-las. Cada participante terá a oportunidade de montar sua própria máscara, sendo a pintura, formato e expressões totalmente livres.
Dia 28 (quinta-feira) das 08h às 11h. Casa de Cultura e Cidadania Guacuri (Circo). Rua Joaquim Forzano, 50, Vila Guacuri, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Fernando Anitellifernando_anitelli


Ator, músico e compositor, Fernando Anitelli, líder do consagrado grupo Teatro Mágico, apresenta um show solo acompanhado de violão.
Dia 28 (quinta-feira) às 20h. Centro Cultural da Juventude (CCJ). Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Fernanda Coimbra


Cantando a maloqueiragem, Fernanda Coimbra mistura blues e samba ao apresentar novos compositores da periferia paulistana.
Dia 28 (quinta-feira) às 20h. Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20, Penha, São Paulo/SP.

29/08

icon_esteticas2014 Lurdez da Luz lurdezdaluz


Lurdez da Luz comemorou em 2013 seus 10 anos de carreira. A rapper já dividiu o palco com grupos de destaque como Jurassic Five, De La Soul, Mos Def, Pharoahe Monch. Enquanto se prepara para o lançamento de seu segundo álbum, Lurdez da Luz realiza show da sua turnê Levante no CEU Jaçanã.
Dia 29 (sexta-feira) às 20h. CEU JaçanãRua Mário Lago, 46, Jaçanã, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Nhocuné Soul


Com raízes no samba, soul e funk, além de levadas de hip hop, a banda completa 15 anos de estrada, com três álbuns gravados de forma independente. Com quase todos os integrantes engajados na luta por moradia e na relação periferia-centro, as letras discutem o preconceito racial e juventude.
Dia 29 (sexta-feira) às 19h. Centro Cultural São Paulo (CCSP). Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Kamaukamau


 Kamau rima desde 1997 e já dividiu palcos e gravações com várias gerações do rap brasileiro e mundial. MC, compositor, beatmaker e skatista, na quarta edição do Estéticas das Periferias, o rapper traz um show com as canções do seus discos ...ENTRE... e Non Ducor Duco.
Dia 29 (sexta-feira) às 21h. CEU Butantã. Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Prettos


Os irmãos Maurilio e Magnu, integrantes do premiado e reconhecido Quinteto Branco e Preto, juntos com a banda Cundum, apresentam o projeto Os Prettos, um show repleto de sambas tradicionais, além de composições próprias.
Dia 29 (sexta-feira) às 19h30. CEU Inácio Monteiro. Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº, São Paulo/SP.

bakimbutaicon_esteticas2014Ba Kimbuta


Vocalista e compositor, Ba Kimbuta defende o rap como instrumento de luta, denunciando, através de suas músicas, diversas questões sociais e atacando o preconceito, a desigualdade social e os demais reflexos causados pelo capitalismo. A união com a banda Makomba traz para o show influências do samba, funk, reggae, jazz e afrobeat.
Dia 29 (sexta-feira) às 20h. CEU Tiquatira. Av. Condessa Elizabeth de Robiano, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Crônica Mendes


Compositor e um dos criadores do grupo “A Família”, Crônica Mendes é reconhecido nacionalmente por seu trabalho e por sua música. Além dos palcos, o rapper se faz presente em diversas atividades em escolas, dentro das unidades da Fundação Casa e em saraus. Confira show com participação de Edi Rock, Rashid e Gregory.
Dia 29 (sexta-feira) às 20h. CEU Paraisópolis. Rua Doutor José Augusto De Souza E Silva, s/nº, Jardim Parque, Morumbi, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Stand Up Comedy - Costa Senna e Serginho Poeta


Nascido em Fortaleza e radicado em São Paulo, Costa Senna é cantor, ator, compositor e poeta. Mostra em suas performances a versatilidade do artista que traz a linguagem de fazer o povo rir e pensar.costa_senna
Dia 29 (sexta-feira) às 20h. Bar do Zé Batidão. Rua Bartolomeu Dos Santos, 797, Chácara Santana, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Oficina de Máscaras


Participante do CAP (Coletivos Culturais de Cidade Ademar e Pedreira), a Cia Ateliê das Artes introduz na oficina a história das máscaras, a partir de seu processo de desenvolvimento e dos materiais que se utiliza para fazê-las. Cada participante terá a oportunidade de montar sua própria máscara, sendo a pintura, formato e expressões totalmente livres.
Dia 29 (sexta-feira) das 08h às 11h. Casa de Cultura e Cidadania Guacuri (Circo). Rua Joaquim Forzano, 50, Vila Guacuri, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Cartas


O espetáculo da Cia Atêlie das Artes traz histórias de que vão se construindo e sendo interpretadas por um corpo invisível, pelo morador em situação de rua. Por meio das cartas, mostra-se pessoas que se relacionam indiretamente, mas que estão ligadas, expondo gente que não teve tempo de viver e contar a sua própria história.
Dia 29 (sexta-feira) às 15h. Casa de Cultura e Cidadania Guacuri (Circo). Rua Joaquim Forzano, 50, Vila Guacuri, São Paulo/SP.

30/08

icon_esteticas2014Mostra de Teatro Negro: CAPULANAS CIA. DE ARTE NEGRA, com SANGOMA


O espetáculo Sangoma discute temas relacionados à saúde das mulheres negras. Seis mulheres Sangomas habitam uma casa sagrada com laços ancestrais. Mulheres que romperam o silêncio, compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura.
Dia 30 (sábado) às 18h30. Rua José Barros Magaldi, 1021, Jd. São Luís, São Paulo. Reservas: comunicacaocapulanas@gmail.com, capacidade para 30 lugares - em caso de chuva, não haverá espetáculo.

alafiaicon_esteticas2014Banda Aláfia


Da batucada ao baile funk: além da participação na abertura do Estéticas das Periferias 2014, a banda Aláfia, grupo paulistano formado por 11 músicos, se apresenta no Centro Cultural da Juventude, com repertório que mescla cultura popular brasileira, hip hop, funk, jazz e soul.
Dia 30 (sábado) às 20h. Arena CCJ (Centro Cultural da Juventude). Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Mostra de Teatro Negro: GRUPO CLARIÔ DE TEATROclario


O Grupo Clariô de Teatro é um coletivo que busca discutir a arte produzida pela periferia, na periferia e para a periferia. Na quarta edição do Estéticas das Periferias, o coletivo apresenta o premiado espetáculo “Urubu Come Carniça e Vôa!”, de Miró da Muribeca, que trata da condição de mulheres e homens das periferias do Brasil de hoje.
Dia 30 (sábado) às 20h. Espaço Clariô. Rua Santa Luzia, 96, Vila Santa Luzia, Taboão da Serra/SP.

icon_esteticas2014Cortejos:  Maracagueto, Batuque Abayomi e Caracaxá


Nascido em 2005, o grupo Maracagueto é formado por artistas de Diadema e da Grande São Paulo que apresentam ritmos, danças e personagens das manifestações da cultura popular. O Batuque Abayomi é um grupo de mulheres de diferentes idades, nascido de uma oficina de batucada. O nome Abayomi é uma palavra yorubá da língua africana que significa 'encontro precioso' e 'aquele que traz a felicidade'. Já a Cia Caracaxá brinca com o Maracatu de Baque Virado e se formou no final de 2003.
Dia 30 (sábado) às 11h. CEU Alvarenga. Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Tenda de DJs e Batalha de MCs Alvarenga Rap City


Tenda de DJs: Fábio Jota, além de DJ, atua como produtor cultural e traz em sua seleção musical ritmos brasileiros, em especial da cultura popular, remixados com a música eletrônica. Erry-G iniciou seu contato com o hip hop em 1994 ao criar o grupo de rap Face Ativa. Atua como DJ, produtor cultural e arte educador. A Batalha de MCs Alvarenga Rap reúne artistas amantes da cena do rap independente para compartilhar informações e trabalhos, realizando batalhas de improviso e promovendo freestyles.
Dia 30 (sábado) às 13h30. CEU Alvarenga. Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Debate: A Construção de Políticas Culturais na Periferia


Trazendo uma das pautas do CAP - Coletivos Culturais da Cidade Ademar e Pedreira, o debate pretende fortalecer os agentes culturais da região. Participantes: Eliane Moreno (atriz e militante do Fórum da Zona Leste), João Nascimento (produtor cultural do Grupo Treme Terra da Zona Oeste), Fernando Ferrari (membro da Rede Popular de Cultura M`Boi Mirim e Campo Limpo e Zona Sul) e Noêmia de Oliveira (produtora cultural e militante da Zona Norte).
Dia 30 (sábado) às 15h45. CEU Alvarenga. Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes


O Cena Norte – Fórum Cultural da Zona Norte apresenta a terceira edição do evento multiartístico “Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes”, que terá apresentações de grupos de dança, esquetes teatrais, poesia, músicos de MPB, bandas e fanfarras escolares, bandas pop, manifestações da cultura popular, hip hop, contação de causos e outras expressões. Jefferson Messias, poeta e cordelista, Grupo X-Pression, Emmy Formando’s MCs, Gnomo Ju e Bica 1720 estarão presentes.
Dia 30 (sábado) às 18h. Arena CCJ (Centro Cultural da Juventude)Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Sarau A'gosto das Letras - Homenagem a Dorival Caymmi


Em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, o sarau contará com leituras e fragmentos das obras de Jorge Amado e outros autores que dialogam com o universo musical de Caymmi, além de uma roda de samba com grupos e sambistas da Cidade Ademar.
Dia 30 (sábado) às 19h. CEU Alvarenga. Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco, Pedreira, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Ballet Capão Cidadão, da Associação Capão Cidadão e MC Boy Killa


Dia 30 (sábado) às 20h. CEU Campo Limpo. Av. Carlos Lacerda, 678, São Paulo/SP.

Encerramento - 31/08

emicidaicon_esteticas2014Emicida - convidado especial: Raelrael


Para encerrar o Estéticas das Periferias 2014, Emicida sobe ao palco com o show “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, seu primeiro disco oficial. O show passeia por ritmos que vão do funk ao samba com forte influência percurssiva, com Rael como convidado especial. No cenário hip hop, Rael é um artista em ascensão. Mesclando rap com samba e reggae, ele lança seu segundo álbum de estúdio com participações de grande nomes do hip hop nacional.
Dia 31 (domingo) às 17h. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

Confira todas as atrações do encerramento

 

icon_esteticas2014Encontro de Cortejos


É di Santo, Umoja e Mucambos de Raíz Nagô se encontram para energizar o último dia do evento. Nos intervalos dos shows, ao longo do dia, cada cortejo realizará uma apresentação única.
Dia 31 (domingo) às 10h30. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Tia Cida


O samba é o mais tradicional dos ritmos brasileiros, nascido nos morros e periferias do Brasil no início do século XX. Com uma tradição de grandes intérpretes femininas, Tia Cida não foge a regra.
Dia 31 (domingo) às 11h. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Caravana do Funk


Junto com o rap, o funk é um dos principais ritmos para os jovens moradores das periferias nesse início de século. A Caravana do Funk irá apresentar jovens artistas que estão despontando nesse cenário.
Dia 31 (domingo) às 12h30. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

carolkonkaicon_esteticas2014Karol Conka


Umas das principais artistas que surgiu no rap nacional nos últimos anos, essa curitibana trará ao evento suas batidas poderosas do universo feminino.
Dia 31 (domingo) às 14h. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Encontro de DJs


Reunindo quatro DJs que tocam simultaneamente e entre eles estabelecem disputas, este espetáculo de grande originalidade impressiona pela performance de cada DJ e pela harmonia do conjunto, dando a impressão de uma orquestra. Realizado na cidade de São Paulo, o Encontro chega a sua 5ª edição em 2014, buscando fortalecer o intercâmbio entre diversos artistas do Hip Hop Brasileiro. Para este encontro estarão presentes a DJ Simmone Lasdenas e os DJ’s Erry-g, Erick Jay e OLVR.
Dia 31 (domingo) às 15h30. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Feira de Economia Solidária


Com o objetivo de fomentar práticas de economia solidária na área de cultura, oito tendas vão estar espalhadas durante o encerramento do Estéticas das Periferias. Diferentes coletivos e empreendedores vão marcar presença.
Dia 31 (domingo) das 10h às 17h. Praça do Cemitério da Cachoeirinha. Av. Deputado Emílio Carlos, Vila Cachoeirinha, próximo ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Encontro de Saraus


A literatura estará presente no encontro de saraus, com os coletivos Poetas Ambulantes, Poesia Maloqueirista, Mjiba e Quilomboje. O jovem grupo dos Poetas Ambulantes inovou nas suas intervenções artísticas e fez das ruas e dos terminais urbanos da cidade o seu campo de atuação, entre passageiros de coletivos e de trens urbanos. Criado há quase dez anos, o coletivo Poesia Maloqueirista vem disseminando poesias em projetos ligados à formação de leitores em bibliotecas públicas e saraus. Para completar a cena, o Mjiba, sarau composto por mulheres negras e responsável pela coletânea “Pretextos de Mulheres Negras”, e o Quilomboje, um dos mais antigos e respeitados coletivos literários de São Paulo e que desde a década de 1970 lança coletâneas de escritores negros, se reúnem na homenagem a Carolina Maria de Jesus.
Dia 31 (domingo) às 15h. Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Cachoeirinha, São Paulo/SP.

icon_esteticas2014Programação Infantil


O Estéticas das Periferias também é lugar para os pequenos. A programação infantil desse ano reúne a Tenda Lúdica Ilu Oba de Min, espaço com pintura facial, contação de histórias e brincadeiras da tradição afrobrasileira e a Trupe Liuds, trupe circense formada por palhaços negros que atua na comunidade de Perus e apresentará o espetáculo infantil Mjiba - A boneca guerreira.
Dia 31 (domingo) das 10h às 15h. Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Cachoeirinha, São Paulo/SP.

Outras Cenas

icon_esteticas2014Percursos Artísticos


Uma das marcas das periferias paulistanas é sua grandiosidade e diversidade. Nela se encontram inúmeros grupos e coletivos que se dedicam às mais diversas atividades artísticas. Esse grupos, por conta do tamanho e das grandes distâncias da cidade, têm dificuldade de realizar trocas. Nesse sentido, os percursos artísticos visam criar encontros e processos criativos entre os grupos e coletivos participantes. Confira os encontros e processos criativos em rotas inusitadas pelas bordas da cidade:
Percurso do Sarau do Binho De Campo Limpo a Parelheiros: a poesia urbana resgata a matriz indígena e promove um grande Sarau, que passa pelo bloco do Beco, chegando na aldeia guarani Tenondé Porã.
Data: 28/08, às 09h Saída: Sarau do Binho – R. Padre José Antonio Romano, 65, Pq. Esmeralda, Campo Limpo, São Paulo/SP
Percurso do Futebol De quem cuida da memória do futebol para quem a produz”, essa é a ideia do Percurso-Futebol. O passeio, que resgata a história da extinção dos campos de futebol da cidade de São Paulo, se encerra com a bola rolando nos terreirões das quebradas, haverá a locução irreverente do grupo Narra Várzea.
Data: 30/08, às 10h Saída: Museu do Futebol, Praça Charles Miller, s/n, São Paulo/SP Reservas: envie nome e telefone para aira@museudofutebol.org.br
Samba dos bons tempos, com Amigos do Samba A tradição e história dão o tom durante o trajeto pelos becos e viela das Zona Norte. Os bambas se encontram na Praça Roosevelt, passam na casa do mestre e presidente da Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, Sr. Dadinho, e marca presença no Samba da Feira.
Data: 30/08, às 11h Saída: Praça Roosevelt, esquina com a R. Gravataí, Centro, São Paulo/SP
Arte de mulheres negras, com Coletivo Mjiba Esta viagem que começa na Casa de Cultura de Santo Amaro, inicia o trajeto com a Exposição – Mjiba: Espalhando Sementes no CEU Três Lagos e desembarca no Espaço Clariô para assistir a peça “Urubu come carniça e voâ!
Data: 30/08, às 15h30 Saída: Casa de Cultura de Santo Amaro – Pça Francisco Ferreira Lopes,434 - Altura do nº 820 da Av. João Dias, Santo Amaro, São Paulo/SP
Rolê no extremo sul, com Coletivo Imargem Neste trajeto sustentável, os visitantes vão conhecer as belezas naturais do fundão da Zona Sul, passando pelos parques naturais de compensação do Rodoanel, Ilha do Bororé e aldeia indígena Tenondé Porã. Chegando na grande roda de samba de aniversário do Pagode da 27.
Data: 31/08, às 08h30 Saída: Casa de Cultura Palhaço Carequinha – R. Professor Oscar Barreto Filho, 50, Grajaú, São Paulo/SP
icon_esteticas2014Exposição: Afro Retratos, de Renata Felinto
Discutindo o auto retrato como forma de autoconhecimento e de fortalecimento da figura feminina negra pensada nas megalópoles, a exposição conta com uma série de pinturas em tinta acrílica sobre papel e foi desenvolvida a partir de auto retratos da artista. Renata Felinto é mestra e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (Unesp). Atua há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. Já publicou e organizou diversos artigos e livros; ministrou cursos, eventos e palestras. Como artista plástica, desenvolve trabalhos em fotografia, pintura, desenhos, instalações e objetos. Com a série “Afro Retratos”, recebeu o Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares em 2012.
De 15/09 a 31/10 (segunda a sexta-feira) das 09h às 19h30. Área de convivência do Sesc Carmo. Rua do Carmo, 147, Centro, São Paulo/SP.
 

Confira nossa galeria de fotos

Acesse o nosso Facebook para ver todas as fotos!

Piparia

"Época de pipa, o céu tá cheio, 15 anos atrás eu tava ali no meio"

Pipa, papagaio, raia... Tem gente que empina, tem quem solta... Mas quem é de periferia sabe muito bem o siginificado dessa letra do Racionais MC's. A grande diversão era "cortar" e "aparar" os adversários e sair correndo para pegar o "pipa mandado"! Nessa edição do Estéticas, celebrando a Cultura de Periferia quem conseguir achar as nossas pipas pelo centro da cidade de São Paulo, garante uma camiseta bacanuda do evento. É só fazer a volta e descarregar no estirante!

Ache a pipa!

As pipas do Estéticas das Periferias já estão soltas por São Paulo. Espalhadas pelo centro da cidade. Todas elas possuem a hashtag #esteticasdaperifa, se liga aí!

Tire uma foto

Se você achou uma delas, tire uma foto, poste e use a hashtag #esteticasdaperifa no Facebook, Twitter ou Instagram.

Ganhe uma camiseta

Mande sua foto por email e o link da selfie com a pipa nas redes sociais. E é só esperar, que entraremos em contato! esteticasdasperiferias@acaoeducativa.org

E aí, você já encontrou a sua pipa?

A piparia já está nas ruas, publique sua foto com #esteticasdaperifa

Curadoria

Conheça a curadoria coletiva do Estéticas das Periferias

Ação Educativa
Agencia Solano Trindade
Am3 Eventos
Bodega do Brasil
Capão Redondo
CAPS
CCJ Ruth Cardoso
Centro Cultural São Paulo
CEDECA Sapopemba
CEDECA Sapopemba
CEU Cena Norte
CEU Jaçanã
Grupo Clariô de Teatro
Coletivo Nasa
Coordenadoria de Direito a Cidade – Secretaria de Direitos Humanos
Fábricas de Cultura
Imargem
Instituto Cultural Dandara
Itaú Cultural - Ibirapuera
Kultafro
Liga do Funk
Movimento de Favelado
Museu do Futebol
Núcleo de Comunicação Alternativa
Núcleo Bartolomeu de Teatro
PIA- Musico
Poieses
Programa Vai
Samba da Vela
Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC)
 

Cobertura Colaborativa

Caco de Tela

Coletivos Culturais de Cidade Ademar e Pedreira

Periferia em Movimento

Revista Vai da Pé

Toco Filmes

Realização

logo1site_ae
logo2site_gov
logo3site_educ
logo4site_cult
logo5site_dhc
logo6site_ccsp
logo7site_ccj
logo8site_ceu
logo8site_mfut
logo9site_fabrica
logo10site_vai
logo11site_poieses
logo12site_ibira
logo13site_itau
logo14site_penha
logo14site_biblioteca
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 

Apoio

logo15site_catraca_parc logo16site_helipa_parc logo17site_pacc_parc logo17site_crfb_parc

Produção

logo18site_am3