“VAMO GALERA”, coletivos LGBTQIAP+ discutem eleições, promovem arte e celebram a vida em encontro

21 de julho de 2022

Política, afeto e arte. O encontro “VAMO GALERA, LGBTQIAP+” reuniu coletivos e grupos que constroem a cena de luta política e ação cultural. O evento, que partiu de convite da Ação Ecucativa, discutiu alternativas e caminhos, apontando as possibilidades da construção de novos mundos, considerando a perspectiva do processo eleitoral de 2022.  

Para Kenya, do Siriricas CO, a construção de um espaço de encontro para quem atua no campo LGBTQIAP+ é algo bastante potente. Ela ressalta que poder se encontrar para falar sobre o que há de comuns entre os outros grupos, e também conhecer as particularidades de cada um, renova os ânimos e dá força.

“É  muito significativa termos a oportunidade de nos juntar e trocar, sentir a vontade de expor nossas vivências com pessoas semelhantes. O benefício disso é a sensação de pertencimento, conforto, apoio. Mesmo com as semelhanças, identificar diferenças que também podem agregar na nossa construção pessoal e coletiva”.

Integrante do Periferia Preta, Thais Oliveira, celebra o fato do encontro ter sido capaz de promover o diálogo político entre os coletivos, ao mesmo tempo em que também foi o espaço de afeto, de carinho e de expressão artística de cada coletivo. 


“O ‘Vamo Galera, LGBTQIAP+, foi uma chance de sentarmos para falar de políticas públicas, de conversar sobre nossas estratégias, mas também foi acolhimento, onde pudemos falar de nossas dores, mas também compartilhar nossas alegrias, nossas estratégias de afeto”, resume.

Hudson, do Gaymada, comemora a realização do “Vamo  Galera, LGBTQIAP+”, ressaltando que a interação entre coletivos é um caminho essencial para o aprendizado mútuo. permite o fortalecimento dos grupos e até aumenta o alcance das pautas.

“Nós da Gaymada SP quase não participamos de encontros de coletivos, essa foi a primeira vez que fomos convidados para participar de um. Os benefícios são a troca de conhecimento e fortalecimento na cena em que lutamos”, avalia.

Caminhos e Encontros

Ao todo participaram do encontro 18 coletivos que constroem a cena de luta política e manifestação artística na cidade de São Paulo. A iniciativa integra ainda parte da construção do tema do Estéticas da Periferias 2022 “Ballroom: Orgulho e Resistência”.

Os coletivos presentes foram GaymadaSP (@gaymadasp) Dominação – A Batalh (@batalhadominacao), Coletivo Manas e Monas (@coletivomanasemonas), Clube Biscoito (@clubebiscoito), Acervo Bajuba @acervobajuba, Slam Marginalia (@slammarginalia), Coletiva Ocupação (@coletivaocupacao), Festa Amem (@festaamem)

Teve ainda a presença do Coletivo Siriricas (@coletivosiriricas), Hip Hop Mulher (@hiphopmulher), Ilu Oba de Min @iluoba, Sprifa, Maternidade Sapão (@maternidadesapatao), Coletivo Lesbic, Visibilidade Lesbica SP (@visibilidadelesbicasp), Coletivo Bicho Solto (@coletivo_bichosolto), Rede Família Stronger @redefamíliastronger e Liga Brasileira de Lesbicas (@ligabrasileiradelesbicas).